O tríptico monumental da Praça da Republica (remoto “Campo do Forno” e posterior “Praça da Rainha”) constitui um dos quadros mais sugestivos de arquitectura quinhentista
Hospital Velho – As duas primeiras unidades hospitalares fundadas em Viana do Castelo foram o Gafos, ou Gafaria e o chamado Hospital Velho. Este último, datado de 1468, destinava-se a albergue de apoio a mercadores e, sobretudo a socorrer os peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela, embora fosse também utilizado para amparar as necessidades primárias de saúde dos vianenses. Aquando da construção do Hospital da Misericórdia este passou a ser chamado de Hospital Velho.
Fig. 1: Antigo Hospital de Viana do Castelo
Casa das Varandas - Trata-se de um de um dos exemplares mais originais da arquitectura quinhentista em Portugal. Este monumento foi iniciado em 1523 e concluído em 1589. Foi uma obra atribuida a João Lopes.
Este monumento apresenta influência italiana: lóigia berta sobre a Praça, constituída por cinco arcadas de colunas jónicas; composição volumétrica das galerias superiores e as célebres varandas alpendradas. Este edifício, também, possuí influência flamenga: cariátides (figuras adossadas a pedestais invertidos). Resta da primitiva edificação o acesso ao antigo cemitério, à sacristia da igreja e ao hospital que se manteve em actividade até 1983. No frontaria, o escudo heráldico da Misericórdia, setecentista e no cunhal o relógio de sol.
Fig. 2: Casa das Varandas (edifício à esquerda)
Igreja da Misericórdia
A Igreja da Misericórdia é uma das mais notáveis pela riqueza e formosura da sua decoração e por um dos interiores mais opulentos que se podem admirar na cidade de Viana do Castelo. Com o traçado do engenheiro militar Manuel Pinto Vilalobos, a sua construção decorreu entre 1716 e 1720.
Relativamente ao interior, predomina o estilo Barroco. Possui retábulos de talha dourada e perfil fechado; uma capela-mor com uma singular abóbada de cantaria; belas talhas de apontamentos Rococó; bonitas pinturas no tecto; diversos artefactos de arte sacra que são um autêntico tesouro artístico; e muitas outras preciosidades.
Mas, sem dúvida que o que mais a caracteriza são as paredes revestidas com magníficos azulejos pintados, na cidade de Lisboa, em azul sobre branco. São painéis didácticos alusivos às “Obras da Misericórdia”, espirituais e corporais, que evocam episódios bíblicos.