Terça-feira, 8 de Janeiro de 2008

Da Praça Quinhentista à modernidade

O tríptico monumental da Praça da Republica (remoto “Campo do Forno” e posterior “Praça da Rainha”) constitui um dos quadros mais sugestivos de arquitectura quinhentista em Portugal. Eis algumas das suas principais atracções: Antigos Paços do Concelho, Hospital Velho, chafariz e Igreja da Misericórdia.

 

 

Hospital Velho As duas primeiras unidades hospitalares fundadas em Viana do Castelo foram o Gafos, ou Gafaria e o chamado Hospital Velho. Este último, datado de 1468, destinava-se a albergue de apoio a mercadores e, sobretudo a socorrer os peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela, embora fosse também utilizado para amparar as necessidades primárias de saúde dos vianenses. Aquando da construção do Hospital da Misericórdia este passou a ser chamado de Hospital Velho.

                          

                       Fig. 1: Antigo Hospital de Viana do Castelo

 

Casa das Varandas - Trata-se de um de um dos exemplares mais originais da arquitectura quinhentista em Portugal. Este monumento foi iniciado em 1523 e concluído em 1589. Foi uma obra atribuida a João Lopes.

Este monumento apresenta influência italiana: lóigia berta sobre a Praça, constituída por cinco arcadas de colunas jónicas; composição volumétrica das galerias superiores e as célebres varandas alpendradas. Este edifício, também, possuí influência flamenga: cariátides (figuras adossadas a pedestais invertidos). Resta da primitiva edificação o acesso ao antigo cemitério, à sacristia da igreja e ao hospital que se manteve em actividade até 1983. No frontaria, o escudo heráldico da Misericórdia, setecentista e no cunhal o relógio de sol.  

                          

                            

               Fig. 2: Casa das Varandas (edifício à esquerda)

 

Igreja da Misericórdia

            A Igreja da Misericórdia é uma das mais notáveis pela riqueza e formosura da sua decoração e por um dos interiores mais opulentos que se podem admirar na cidade de Viana do Castelo. Com o traçado do engenheiro militar Manuel Pinto Vilalobos, a sua construção decorreu entre 1716 e 1720.

            Relativamente ao interior, predomina o estilo Barroco. Possui retábulos de talha dourada e perfil fechado; uma capela-mor com uma singular abóbada de cantaria; belas talhas de apontamentos Rococó; bonitas pinturas no tecto; diversos artefactos de arte sacra que são um autêntico tesouro artístico; e muitas outras preciosidades.

            Mas, sem dúvida que o que mais a caracteriza são as paredes revestidas com magníficos azulejos pintados, na cidade de Lisboa, em azul sobre branco. São painéis didácticos alusivos às “Obras da Misericórdia”, espirituais e corporais, que evocam episódios bíblicos.

Publicado por viananamaior às 09:12
Link do post | Comentar

Mais sobre nós

Pesquisar neste blog

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts do blogue

Reflexão sobre o trabalho...

Classificação dos partici...

Classificação dos partici...

Classificação dos partici...

Classificação dos partici...

Fotografias do concurso

Questionário (Parte I)

Questionário (Parte II)

Divulgação do concurso

Agradecimentos

Entrevista ao director do...

Gastronomia

Louça de Viana

Bordados de Viana

Tradições Rurais

Teatro Municipal Sá de Mi...

Igrejas

Ponte Eiffel

Estátua de Viana

Da Praça Quinhentista à m...

Praça da República

Forte/Castelo Santiago da...

Igreja, Citânia e Elevado...

Trajes de Viana do Castel...

Ouro do Minho

Principais lendas da cida...

S. Salvador do Adro a Via...

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Janeiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

blogs SAPO

subscrever feeds